06 abril 2017

Lista: Para Quem Amou "Boa Noite" da Pam Gonçalves


Como um sobrevivente da série “Os 13 Porquês”, resolvi fazer essa lista de livros com temas fortes, assuntos que não são tão abordados nos livros jovem/Adulto como deveria ser.

Resolvi colocar como tema dessa lista o livro “Boa Noite” da Pam Gonçalves, por ser o livro mais leve desse post. Eu li Boa Noite quando foi lançado (em 2016) e foi uma das leituras mais proveitosa do ano passado. Esse livro meio que engloba tudo o que me faz ficar apaixonado pela leitura. Ele tem um tema forte sendo abordado de uma forma leve, tem um romance super fofo, e além de várias referências a cultura pop, ele tem uma protagonista super divertida e cheia de personalidade.

Esse foi o primeiro livro que eu leio que aborda esse universo de fraternidades (e sua cultura de estupro em festas). Aqui no blog já tem uma resenha de Boa Noite, então para saber mais sobre essa recomendação é só dar uma olhada lá na resenha. Lembrando que todos os livros dessa lista são narrados em primeira pessoa e irão falar sobre suicídio, bullying, relacionamento abusivo e abuso sexual. Essa é uma pequena lista para quem deseja ler livros “pesados” (por assim dizer).  Neste post falarei menos sobre os livros, pois eu já resenhei quase todos citados (deixarei os links no final do post). 

Um Dia de Cada Vez

Esse livro é uma recomendação que todos vocês deveriam ler, porque é daqueles livros que você só consegue parar de ler quando termina a história. Sabemos que a protagonista foi estuprada por alguém que ela vê constantemente durante o livro, porém não sabemos quem foi o monstro que fez isso com ela. Em nenhum momento da narrativa ela cita o nome dele e durante a leitura ficamos paranoicos para descobrir qual personagem fez isso com a Alexi. Ela sempre fala que o seu agressor acabou de passar por ela, mas a identidade dele só é revelada nos momentos finais do livro. Me prendeu muito a atenção por ter esse mistério, mas também por ser uma história muito bem contada e o assunto do abuso sexual muito bem conduzido pela autora. Eu super recomendo.

Minha Metade Silenciosa

Após quatro anos de ter concluído essa leitura, esse livro ainda mexe comigo. Eu não consigo recomendar um livro que fala sobre abuso sexual, pedofilia e qualquer coisa nesse universo monstruoso sem citar esse livro. Como eu já fiz uma resenha dele aqui, não vou falar muita coisa, apenas que LEIAM ESSE LIVRO se você estiver a procura de um livro que trate desses temas. Apesar do final dele ter ficado em aberto, a trama principal é resolvida e durante toda leitura você com certeza ficará perturbado com tudo o que o Palito irá passar. Esse ainda é meu livro favorito da vida e com certeza super recomendado. 

Amor Amargo

Essa leitura provavelmente servirá de alerta para muitas jovens que pensam estar vivendo um namoro normal, quando na verdade está passando pelos mesmos problemas que a Alex. Amor Amargo irá abordar (em minha opinião) o relacionamento abusivo de uma jovem da forma mais clichê possível. Por ser um livro destinado ao público jovem, talvez a autora não quis tratar do assunto de uma forma mais pesada (apesar das cenas em que a Alex sofre diversos abusos serem bem pesadas). Me fazia mal ler aquilo, as vezes eu virava a página para não ter que ler aqueles relatos. Sabe quando você tem uma amiga (ou amigo) solteiro (a) e eles começam a namorar e simplesmente na vida deles existe só aquele companheiro e praticamente exclui os amigos de suas vidas??? Então. É exatamente o que a protagonista desse livro irá fazer.  Alex, durante toda história passar a ser dependente do seu namorado (aquele manipulador doente). Diversas vezes você vai querer dar uma sacudida na protagonista para ela acordar pra vida, assim como na vida real, pessoas que sofrem esse tipo de abuso parecem ficar cegas ou algo do tipo. O livro vai abordar o relacionamento abusivo e se você ainda não leu nada do gênero, eu recomendo.


A Playlist da Minha Vida

Esse livro maravilhoso também tem resenha aqui no blog, então não me aprofundarei no tema. Vou apenas recomendar esse romance jovem adulto para quem curte muita música, curte livros que falam sobre o bullying nas escolas e trata de assuntos sérios como o suicídio. Além desses temas, a autora também vai falar sobre como a convivência com os pais (separados) influência a vida dos filhos. Eu sou apaixonado por esse livro, ele ao mesmo tempo que começa com uma história pesada, termina de uma forma leve e contagiante. Sabe quando você conclui uma leitura contente por tudo terminar bem? Eu me apeguei tanto a Elise que eu só queria que ela tivesse um final feliz após ter passado por tantas coisas, eu terminei a leitura muito feliz por todo aquele pesadelo ter passado. Eu tenho certeza que vocês irão amar e se identificar bastante com essa recomendação. 

Fale!

Esse livro trará uma protagonista com depressão (diferente de qualquer livro citado acima). Tanto o bullying sofrido por Melinda, quanto (um segredo do seu passado) fará com que Melinda simplesmente pare de falar. É claro que não notamos muito isso, já que ela narra o livro e estamos constantemente em sua cabeça, mas ver aos poucos ela se tornando cada vez mais invisível perante todos a sua volta, causa um incomodo muito grande na leitura. Eu assisti tanto a adaptação quanto li ao livro e recomendo muito para todos os jovens que estão nessa fase da adolescência sofrendo muitas pressões dos seus colegas (na escola) quanto tentando decifrar sua própria identidade. Eu tenho quase certeza que a adaptação do livro esteja no youtube com o nome “ O silêncio de Melinda” vale muito a pena dar uma conferida (o final do filme é melhor que o do livro). 

É claro que se vocês lerem esses livros todos em sequência provavelmente entrarão numa depressao sem fim rsrs, então recomendo que vocês intercalem essas leituras com outros livros mais animados (romances contemporaneos ou de época que costumam serem divertidos). Eu sou um leitor completamente apaixonado por leituras que abordam temas fortes e tenho diversos outros para indicar, porém deixarei para uma próxima lista. Lembrando que já saiu a lista “ Para quem amou A culpa é das estrelas” e “Como eu era antes de vocês” (recomendam que vocês peguem dicas maravilhosas nestas listas).

Se vocês tiverem recomendações incríveis de livros com temas fortes, me deixem aqui nos comentários porque estou super precisando de novas leituras dramáticas.

Vou deixar os links das resenhas para quiser saber mais detalhadamente o que eu achei de cada livro recomendado na lista.

Minha Metade Silenciosa (RESENHA)

A playlist da minha vida (RESENHA)

Boa Noite (RESENHA)

Lista: Para quem amou A culpa é das estrelas (POST)

Lista: Para quem amou Como eu era antes de você (POST)

Série: 13 Reasons Why (Minha opinião)

9 comentários:

  1. Adoreiiiiii as dicas, já anotei todas!!!!
    são temas pesados mas são coisas que acontecem todos os dias a nossa volta, acho que todo mundo deveria ler pelo menos um com essa temática... eu só li Eu Estive Aqui e Uma Vida Interrompida(memórias de um anjo assassinado) vc já leu esse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, que livro é esse???????? Uma Vida Interrompida(memórias de um anjo assassinado) ?????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk gente que nome bizarroooooooo um anjo assassinado kkkkkkkkkkkkkk. Menina, nunca li (nem ouvi falar dele) vc anda lendo cada livro estranho kkkkkk doida

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkk Vou mandar uma foto lá no face pra vc ver qual é... o anjo é a menina que foi assassinada kkkkk
    bj

    ResponderExcluir
  3. Oie Guto, amigo eu gosto mto também dese gênero literário. Tanto que já li A playlist da minha Vida e assisti ao filme de Fale (e sim está no Youtube com o nome O silêncio de Melinda). Eu gostei bastante deste dois livros, são bem fortes e nos ajudam a entender quem passa por isso.
    Graças a Deus (mesmo tendo sofrido bullyng na época de escola) não chegou nem perto do que estes livros abordam. O sofrimento e o sentimento de estar sem saída, fora que em alguns desses livros houve o abuso sexual tbm acaba piorando tudo para quem esta nessa situação.
    Realmente são livros mto pesados e tristes tbm, como pode ter tanta maldade neste mundo né mesmo? E em alguns casos isso vem de pessoas mto próximas (como pai, tio, etc) ou alguém que ninguém desconfia (considerado até exemplos da sociedade, queridos por todos) e faz a vítima se sentir indefesa e incapaz de reagir.
    Eu ainda não consegui ler o livro da Pam e estou morrendo de vontade de ler... hehe
    O livro Um dia de cada vez eu já tenho ele, só não li ainda porque estou querendo uma leitura mais leve nestes últimos tempos, acho que vc tem que estar preparado para ler esse tipo de leitura, para não te atrapalhar na sua vida pessoal, já que mexe mto com vc né... Acho que vc me entende se já passou por isso... e sim eu sempre intercalo com leituras leves, para não ficar numa fossa sem fim.

    Amigo estarei esperando a sua próxima lista neste assunto.

    Bjos Fêh :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, se sabe que eu super intercalo também e é a melhor forma de ler esses livros sem entrar numa fossa rs. Um dia de cada vez é leve apesar do tema, assim que ler super me avisa (para que eu saber se vc acertou quem abusou da protagonista)

      Excluir
  4. Amo essas leituras fortes e pesadas; meio que me identifico com o gênero, rs, me reconheço nos personagens. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, eu também sou apaixonado por esse gênero, me espelho neles também kk

      Excluir
  5. Guto eu confesso que amei "Os 13 Porquês" mais fiquei mega deprê depois de assistir kkkkk demorou dias pra sair da minha mente,tipo eu ficava pensando o tempo todo no sofrimento da Hannah e tals kkkkkk não é meu estilo de serie ou leitura,é o estilo da Silmare mesmo kkkk ela mega se indentifica com essas coisas deprê kkkkkk abraços amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga eu superrrrrrrrrrrrr me identifico com livros deprê kkk se sabe que eu amoooooooo são sempre os livros que mais me marcam na vida..

      Excluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!