02 abril 2017

13 Motivos para assistir Os 13 Porquês (13 Reasons Why) na Netflix

Hannah Baker cometeu suicídio. Um dia ela esta na escola e no outro não estava mais. Nunca mais. E não é como se todo mundo sentisse falta dela.

Clay Jensen sente. E ele não consegue entender o que aconteceu, o que pode ter levado Hannah a acabar com a própria vida. Mas isso não vai durar muito tempo, porque a garota armou uma forma de fazê-lo entender o que houve. Ele e todos os outros envolvidos.

Quando Clay volta da escola, em um dia aparentemente comum, encontra à sua espera um misterioso pacote com sete fitas cassetes com cada lado numerado de 1 a 13. Ao apertar play na número 1 se dá conta que quem está falando é Hannah, e que ela quer compartilhar os motivos que a levaram à morte.



Eu gostaria de vir aqui e fazer um post gigante sobre todos motivos que me fizeram amar a série “Os 13 Porquês” (ou “13 Reasons Why”), mas eu ainda estou tão impactado com tudo o que eu vi, que simplesmente não consigo expressar o que eu sinto.

Eu acabei a série faz uns 20 minutos e ainda não digerir todos os motivos que levarão Hannah a dar um fim em sua vida. Esse assunto é algo tão delicado e difícil de conversar sobre ele. Nós nunca sabemos como realmente é a vida de cada pessoa que conhecemos, e quando todos viam Hannah ela estava tão de boa (aparentemente) que nunca virão os sinais do seu desespero por ajuda. Eu fico imaginando quantas “Hannahs” possam ter a minha volta e eu não faço ideia. 

Eu não sei como vocês reagiram ao ouvir todas as fitas, mas ouvir aquilo mexeu tanto comigo que eu só compreendia cada vez mais os porquês dela ter tirado a própria vida. Nós sabemos que se ela recebesse ajuda necessária, ela estaria viva. Mas após a fita 11 eu não conseguia pensar em uma maneira de salva a Hannah (eu digo isso metaforicamente, é claro rs). Eu nunca consegui ler esta história porque o livro é quase impossível de encontrar em sites online e na Saraiva (que é o único site em que eu encontrei) está custando 38,00 (eu nunca daria 38 reais em um livro de 200 e poucas páginas, isso é um roubo) eles estão cobrando essa fortuna porque sabem que o livro é super esgotado. Ao invés de facilitarem o acesso a esses livros importantes com temas que devem ser lidos, eles cobram um absurdo pelo livro ao invés de colocar um preço mais acessível. Muita gente que leu o livro diz que a série está sendo super fiel, então eu não tenho mais curiosidade em ler o livro. A Saraiva pode manter os livros todos no estoque dela e fazer um bom proveito.

Eu nunca sofri bullying (e acredito que nunca fiz também), mas já vi acontecer e nunca fiz nada para mudar isso. E quando isso é citado em uma fita, meio que eu senti que era pra mim aquilo. Eu acredito que todos nós já vimos esse tipo de coisas acontecendo na escola e todos em algum momento da vida, já levou uma fofoca adiante ou evitou de se aproximar de uma pessoa por ela ter fama de estranha ou esquisita (whatever). Eu acho que não importa como passamos pelo ensino médio, se fomos os “cdfs”, nerds, populares, galera do fundão ou qualquer outro grupo que as pessoas classificam ou denominam dessa forma, em algum momento ao ouvirmos as fitas lembraremos de algo que fizemos ou permitimos que acontecesse na época do nosso ensino médio.

Quando somos jovens, não vemos como nossas ações podem afetar outras pessoas. Na série, mesmo de forma indiretas várias pessoas contribuirão para Hannah tomar sua decisão suicida. Muitas pessoas na escola nunca fizeram nada contra ela, mas quando ela estava sentada sozinha no refeitório ninguém se aproximava por ela ter fama de vadia (e coisas citadas na lista e nas primeiras fitas). Quantos de nós já fizemos isso? Quantas vezes não nos aproximamos de uma pessoa por ouvir boatos sobre ela ou por não querermos ser visto com tal pessoa? É claro que sempre vamos pensar: Eu nunca fiz isso! Mas SIM nós fizemos, não importa quando, mas em algum momento já fizemos isso (pode ser que venha alguém em sua mente neste exato momento). Eu só fui perceber o quanto isso poderia afetar uma pessoa, quando ouvir as fitas (eu falo “ouvir as fitas” mas vocês entendem que é “assistir os episódios” né? Rs já que cada episódio equivale a uma fita).

Acho que minha maior surpresa com essa série, foi descobrir que ela era completamente deprimente, dramática, e triste (muito muito triste). É claro que digo “deprimente” e “dramática” não de uma forma ruim, mas me refiro a capacidade dos produtores em produzir uma série com muito realismo. Sabe quando você está descendo uma ladeira e em certo momento você chega no final dela e pronto acabou? Então. Isso não acontece em 13 Reasons Why. A ladeira só tem descida nessa série, só desce cada vez mais fundo e o sofrimento parece que não vai acabar nuncaaaaaa.   

Os sentimentos dos personagens são tão reais, seus dramas e seus questionamentos não passam da pura realidade. Eu não consigo descrever o quanto essa série me “atingiu”. Eu gostaria que tudo o que foi mostrado (principalmente nos dois últimos episódios com classificação indicativa +18) fossem surreal, fossem apenas imaginação, que nada daquilo pudesse acontecer a uma pessoa. Mas, saber que vivemos em um mundo tão ruim, tão cheio de pessoas que são pura maldade e crueldade, me faz desistir de ver as coisas de outra forma.

Eu sinto que essa série precisava ter um final com um pingo de esperança para as outras pessoa que passam pelos mesmos problemas que a Hannah, mas tudo acabou como na vida real. As vida segue e o que foi tirado de você ficou para trás, perdido, sem retorno, sem segundas chances,sem bis, sem nada. Eu realmente gostaria de viver em um mundo em que nada do que foi retratado na série fosse real, mas não vejo como isso seria possível. É claro que se você não assistiu a série vai achar que eu sou a pessoa mais depressiva do mundo e deprimente rsrs, mas se você já ouviu todas as fitas, vai saber exatamente do que estou falando.

Eu espero que todos os jovens do mundo assistam essa série, é claro que não terá uma segunda temporada pois todas as fitas foram ouvidas em seus 13 episódios. Eu gostaria de dar a vocês 13 motivos para assistirem Os 13 Porquês, mas eu não saberia nem por onde começar. Apenas assistam porque dificilmente esse ano vocês assistiram algo melhor. Espero que vocês tenham o mesmo impacto que eu tive ao ouvir as fitas com o Clay. Boa Sorte! 

15 comentários:

  1. Bem vc me convenceu, apesar de nao ter conseguido terminar o livro pq achei cansativo eu vou ver a serie. Começo essa semana <3 :'( #EuJaSofriBulliyng #SeiComoDoi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não terminou o livro mais com certeza irá terminar a série amiga!!!Depois me fala tudo o que achou

      Excluir
  2. Oiii Gutooo, faz tempo que quero esse livro e ainda não comprei rs
    a série deve ser impactante mesmo, gostei de como vc descreveu... e vc ta certo quando diz que a gente nunca sabe como é realmente a vida de alguém, tem até um verso de um autor desconhecido que diz assim : " Os sorrisos mais bonitos escondem os segredos mais profundos, os olhos mais bonitos são os que mais choraram, e os corações mais gentis são os que mais sentiram dor"...
    Bullying e suicídio são temas delicados e graves que deveriam ser abordados com mais frequência em todos os meios de comunicação...quantos adolescentes cometem suicídio todos os dias e ninguém fica sabendo? nunca sofri bullying e nem fiz com ninguém, mas na época da escola todo mundo colocava apelido em todo mundo, nunca gostei dessas coisas, mas tbm nunca fiz nada pra impedir a zoação com alguém, adolescente costuma ser muito egoíta e não medem as consequências dos seus atos, só quando a gente passa dessa fase é que percebe essas coisas.
    A Hannah da série não teve um final bom, mas espero que a história sirva de exemplo e outras hannahs, amandas, eduardos possam ter um final diferente.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, nem tenho como responder seu comentário, vc disse tudo!! Obrigado pela frase que vc deixou, maravilhosa. Que mais pessoas possam lê-la aqui nos comentários!!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. vc vai amar cada vez mais amigo tenha certeza!!!!!!

      Excluir
  4. Também desanimei em comprar quando vi os preços. Usado na Estante Virtual está quase cinquenta pilas. Mas achei fácil em pdf e está no meu celular. É só colocar Os 13 porquês pdf no google, só clicar no link que já baixa. Ia ver só a série, mas são tantos quots lindos que encontro pela web que deu vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, eu já comecei a ler o livro em PDF a uns 3 ou 4 anos atrás e gostei bastante. Mas daí, parei de ler na página 60 pra poder comprar a versão física (porque quando gosto muito de uma leitura em PDF eu quero continuar a leitura na versão física), mas quando vis os preços ridiculos do livro, desisti completamente. Se relançarem, eu compro. Do contrário, vou ficar sem ler mesmo...

      Excluir
  5. Guto eu terminei de assistir essa série no domingo passado, e eu gostei bastante da série. Eu demorei um pouco para assistir, porque queria ler o livro primeiro, mas como não consegui e já estava recebendo mto spoiler decidi assistir só a série mesmo.
    Os personagens são bem construídos, eu gostei bastante da atuação, gostei como eles conduziram a história e por eles decidirem mostrar o suicídio dela, sei que alguns não gostaram, mas entendi que eles queriam mostrar a realidade feia e cruel do suicídio, que não tem nada de leve ou bonito nisso.
    Gostei tbm da trilha sonora, não podia ser por menos né, já que a Selena tem bom gosto né. kkkkk
    Depois de tudo isso tenho que confessar, que no começo achei mto pouco os motivos dela ter se matado, na minha opinião (e nem na minha época de adolescente, aonde eu era mto magra e recebe vários insultos e apelidos) eu achei pouco sabe... Mas depois as coisas foram piorando e "entendi" as razões dela que tudo contribuiu para ela ter tomado essa decisão tão drástica, mas ainda acho que ela não deveria ter feito essa escolha terrível.
    Espero que ajude a muitos a verem que suicídio não é caminho, que a vida vale mto mais, que devemos nos abrir as pessoas, o diálogo sempre é a saída mais fácil. Que se uma pessoa não lhe deu atenção, não desista e vá procurar outra pessoa que possa lhe ajudar.
    Eu sei que há pessoas com propensão a depressão, mas não quer dizer que vc é o único a sofrer ou a ter problemas, na série ficou bem claro que todos tem problemas, mesmo aqueles que se mostram inatingíveis ou que são mto populares e cheios de amigos.

    Enfim curti mto a série, acho que será bem útil, espero que tenha segunda temporada, porque mta coisa ficou em aberto... e queria saber o que acontece com os personagens após esta primeira temporada.

    Bjos Fêh :)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, essa é a primeira vez que eu não tenho o que te responder pois concordei com tudo o que vc disse. Amei seu comentário!!

      Excluir
  6. Amigo terminei a serie semana passada, bem eu entendo a Hannah totalmente, pois sei bem como é não ter mais esperanças de nada e não ter alguém pra te ajudar, ser sozinha no mundo. A gota d'agua para ela foi o estupro. Como ela msm diz, ele matou a alma dela. E ela ainda tentou falar com um adulto, ainda queria viver. Mas o conselheiro nem ligou pra ela, pelo contrario, a culpou, pq se ela não disse NÃO, ela queria ser estuprada. A gente ve bem a sociedade machista q a gente vive quando ve esse tipo de comentario pq a mulher independente de andar de burca é culpada se sofrer qq tipo de violencia... Eu entendi ela, ela queria parar de sentir a dor, ela queria descansar. Se sentiu um estorvo pros pais, tinham dividas q poderiam pagar com o dinheiro da faculdade, praa ela seria uma solução boa pra eles tb, e imagina o q aquele cretino do Bryce não teria feito com ela? Ia continuar com os abusos. Sofrer bulliyng não é facil, perder alguem não é facil tb. Existem varios motivos q podem levar uma pessoa a querer cometer suicidio, a querer q a dor pare e se desesperar a ponto de querer se matar pra acabar com a dor. Eu de um grito de dor quando ela se cortou. Eu senti aquilo, assim como senti q ela perdeu a alma quando aquele porco estuprou ela. Eu só espero q um dia a sociedade entenda q suicidio não é babaquice, não é coisa de gente fraca. Muito pelo contrario, vc tem q ter força e coragem pra fazer isso (não estou incentivando o suicidio so pra deixar claro). Pq se vc chega no fundo do poço a esse nivel é pq não suporta mais, é pq vc ta oco e ninguem se importa com vc. Sei como é essa dor, mas por enquanto eu to conseguindo sobreviver a essa vida doida. E sabe o q é mais louco? É q não pedimos pra viver, mas tentamos, lutamos pela vida, mas hj em dia é dificil não sofrer com tantas dificuldades q a vida nos impõe. Entendo a Hannah e sofro quando vejo alguem sofrendo bulliyng ou quando ouço q uma pessoa se matou. Sei q tinha um porque. Ela queria "matar" a dor. E viver pra sofrer é ruim demais. Eu amei a serie e nao quero continuação. Espero q as pessoas acordem e reflitam. E tenham mais amor ao proximo, pq sempre esquecem dessa passagem do livro da vida. Amar o proximo como a ti msm. :( Como sempre, amei sua resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, vou deixar seu comentário aqui de ajuda para todos que lerem e te respondo lá no face onde vc mandou mensagens!!!

      Excluir
  7. Eu achei a serie envolvente... eu vi o pessoal fazendo matéria dos 13 motivos para nao assistir... a maioria dos 13 motivos para nao assistir é ridiculo... incluindo dizer que a trama é arrasta... não tem paciencia e tempo pra assistir serie ... toda serie se arrasta isso é normal... tem que criar um elo com o publico.. nao quer isso assiste um curta metragem... esse e outros motivos achei de inteira idioticie... mas tudo bem... mas pessoas tem que criticar né, nem que seja com criticas de gosto pessoas, onde deixa o profissionalismo de lado... inevitável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Anônimo" super concordo contigo, as vezes tem pessoas que querem falar mal da série só por falar mesmo, mesmo que não tenha nada a acrescentar, acho que fazem isso só para ter visualizações, sei lá. Eu sei que meus motivos são todos positivos, porque essa série mexeu muito comigo e com todos os leitores aqui do blog (inclusive com vc)... valew pela visista (: abraços Guto

      Excluir
  8. Guto eu comecei e terminei em 2 dias e nossa! foi tensa demais,assisti com meu coração batendo a mil,não via a hora de escultar a fita do Clay e saber o que ele tinha feito ;-( kkkkkkkkk eu senti tantas emoções nessa serie raiva,nojo,tristeza e tantas outras que nem sei como explicar,mais foi incrivel de uma maneira unica,graças a Deus
    Eu nunca sofri bullying (e acredito que nunca fiz também) quando vejo reportagem sobre isso fico triste demais me perguntando onde esse mundo vai parar affs,então é isso eu amei a serie e no final eu não sabia como lidar com tudo que vi e ouvi! abraços!

    ResponderExcluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!