15 fevereiro 2017

Porque Nunca Cumpro uma Meta Literária?? ):


Eu queria muito falar sobre esse assunto aqui no blog porque eu já fiz vários posts de discussões literárias, mas nunca conversei com vocês sobre metas literárias e meu problemas em cumpri-las rsrs.


Vou citar alguns problemas que eu passo sempre que penso em criar metas. Talvez vocês não passem por todos esses dilemas, mas alguns com certeza vocês irão se identificar. 

Um dos problemas é a famosa "Ressaca Literária". As vezes eu separo alguns livros para ler naquele mês e de repente, uma das leituras me dá uma gigante ressaca literária ao ponto de eu não ler mais nada naquele mês. Hoje em dia eu tento não me deixar tombar por uma “ressaca” kkk, mas as vezes a leitura passa a ser tão maçante, que quando termina não dá vontade nem de olhar pra estante. Isso aconteceu muito comigo no ano passado. E sempre que temos uma ressaca, é muito difícil encontrar uma leitura para nos tirar dessa fossa e dessa forma lá se vai mais um mês sem cumprir aquela meta que estipulamos.

Tem muitos leitores que tem a meta de “ Ler tantas páginas por dia”. Mas eu não tenho hábito de ler todos os dias, geralmente eu leio alguns dias na semana e costumo ler muito aos finais de semana. Acho que isso depende muito do livro, tem livro que é narrado em terceira pessoa e demora um certo tempo para que eu comece a me importar com os personagens, e isso tira aquele super ânimo para terminar o livro (estou passando isso agora com o Crave a Marca da Veronica Roth). Mas tem livros que são super leves e com muita facilidade consegue transportar o leitor para aquele universo e isso ajuda para que terminemos os livros em poucos dias (ou horas), como aconteceu comigo no livro Volte para Mim da Mila Grey. Eu li o livro em um final de semana e foi uma leitura super maravilhosa (tem resenha aqui no blog e super recomendo).

Alguns leitores não tem essa meta de ler quantidades de páginas por dia, porém tem a meta de “ Ler tantos livros por mês ou por ano”. Eu nunca consegui separar os livros que eu quero ler em cada mês, mas eu venho tentando criar esse alvo em minha “vida literária”. Esse mês por exemplo, eu não vou conseguir ler todos os livros que eu planejei, mas só vou pegar novos livros quando eu já tiver lidos esses que eu separei. Eu fiz um post com minhas leituras deste (está aqui na lateral do blog). Eu não sei como funciona com vocês, mas quando minha vida está um pouco turbulenta, eu perco a cabeça para ler qualquer coisa. Eu não consigo me concentrar na história e estou sempre procrastinando (e isso atrasa toda minha meta).  Eu nunca fiz uma meta de quantos livros eu gostaria de ler por ano, talvez por todos os motivos que eu já citei logo acima, dificilmente eu conseguiria cumpri-la e chegaríamos ao próximo problema.

 “Me sentir obrigado a ler tal quantidade de livros”. Agora eu tenho certeza que alguém irá se identificar comigo. As vezes você separa aquele livro e simplesmente perde a vontade de lê-lo. Talvez você não queira fazer aquela leitura naquele momento, ou só perdeu o interesse com o passar do tempo. Quem nunca correu pra comprar um livro e depois perdeu toda vontade de ler, dá um sorriso?! Ok. Tenho certeza que 80% dos leitores que estão lendo esse post agora deram um sorriso. É claro que isso não acontece com frequência, mas em algum momento já aconteceu ou vai acontecer. Fora que todos nós sabemos que não existe sensação pior no mundo do que se sentir obrigado a fazer uma leitura. Talvez o livro seja maravilhoso, mas se você for ler por obrigação, ele será uma das piores leituras do ano.

Outra coisa que buga minhas metas é a “Vontade de ler outros livros”. Você nunca faz uma meta de leitura, mas no mês que resolve fazer, parece que você quer ler qualquer outros livros menos os que vocês separou kkkk. Vocês já tiveram essa sensação?? O primeiro livro eu leio super empolgado, aí chega o segundo e ainda estou empolgado (porém menos). E enquanto estou lendo meu segundo livro da meta, meus olhos já batem na estante ( e aí está o problema) é nessa pequena olhadinha que a gente sempre encontra outro livro e meio que esquece aquela meta. Não é possível que isso também só aconteceu comigo??!! Kkk.

Quando não é a vontade de ler outras coisas é aquele negócio chamado “Lançamentos do mês”. Nunca lança nada de interessante, mas quando já separamos nossa meta para aquele mês, de repente no meio do mês são lançados vários livros incríveis que estávamos loucos para ler. Eu sempre tenho essa sensação de que as editoras sabem quando estamos tentando nos manter fiel a nossa meta e tentam nos tombar kkk. Aí não sabemos se compramos aqueles lançamentos e incluímos eles na meta, ou substituímos por algum que acabamos perdendo o interesse.

Ok. Ou eu sou muito paranoico com relação a metas, ou todas essas coisas realmente acontecem kkk. Tente imaginar agora todas essas coisas acontecendo ao mesmo tempo, tudo no mês que você resolveu criar alguma meta. É quase que impossível nos mantermos fiéis a ela até o fim, todo o universo conspira para que tudo dê errado. Eu espero que vocês sejam leitores fortes, porque eu não consigo lidar com todos esses dilemas, é muita pressão para uma pessoa só rsrs.

Eu quero muito saber qual livros vocês compraram e com o tempo perderam total vontade de fazer aquela leitura?? Se tiverem um tempinho, me deixem nos comentários qual desses dilemas já aconteceram com vocês durante uma meta de leituras que vocês organizaram?!

Muito obrigado por ler esse imenso post/discussão até aqui. Para quem curtiu, no menu do blog eu separei uma sessão chamada "Especiais"com vários posts como este para podermos conversar cada vez mais sobre esse universo em que vivemos. 

Redes Sociais:             Skoob                   Fanpage

5 comentários:

  1. oi amigo kkkkk metas? eu não acho que consigo cumprir alguma,eu meio que leio na doida mesmo kkk não consigo separar uma quantidade de livros e dizer vou ler essa semana ou esse mês,nem consigo ler tantas paginas num dia,resumindo nada de metas,quando comecei a ler os Bridgertons da Julia Quinn li os 6 primeiros livros em ebook em menos de 5 dias kkkk ai um amigo meu de SP me indicou uma saga sobrenatural kkk deixei de lado e da julia e embarquei no sobrenatural,e assim por diante kkkkk resumindo uma salada literária e nada de metas kkkkk leio sempre a noite pq agora estou de óculos,mega feliz enxergando tudoooo.
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk menina sem condições alguma!!!!! Você lê sem foco algum kkkkkkk um dia lê um sobrenatural, depois pega um romance de época, depois um livro contemporâneo .... uma salada mesmo. ARRASO!!! Eu só não consigo fazer isso porque eu não costumo fugir muito do meu gênero literário, eu sempre dou preferência para uma distopia ou um livro jovem adulto que são os que eu mais leio. Mas eu tinha esquecido que sempre tem promoção da julia quinn no submarino e com certeza eu vou comprar dois volumes. Eu quero muito ler o 4 e o 7 (só esses kkkkkkk) dizem que são os melhores!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Guto eu acho o 4 o mais chato de todos apesar de ser o livro do meu irmão Bridgerton preferido, o 7 é muito bom mesmo, mas o 1 e o 2 tbm são otimos, na vdd é dificil escolher um preferido, eu li todos e todos são bons os mais chatinhos na minha opinião é o 4 e o 6 .

      Excluir
  2. Eu sou totalmente desorganizada então não consigo ter metas, as unicas metas que eu faço é em relação aos livros que eu quero comprar, tipo pretendo completar umas coleções e deixar de comprar um pouco pq preciso economizar pois pretendo viajar e ler os que estão na estante ja juntando poeira kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simmmmmmmmmmmm eu também super consigo fazer umas lista dos livros que eu quero e comprar exatamente eles quando sobre uma grana... estamos juntos nessa!!

      Excluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!