02 março 2016

Discussão: Ser um leitor DIFERENTÃO!

Eu ia postar uma tag (que está quase pronta esperando finalizar), mas resolvi falar de um assunto que eu há muito tempo quero vim conversar com vocês. Talvez sobre eu ter me tornado um leitor muito chato ou só diferentão mesmo.

Vamos fazer uma sessão de terapia aqui, eu conto o que me aflinge e vocês tentam resolver meu problema aqui nos comentários ok.

Acho que o primeiro (e mais chato) problema é que EU SIMPLISMENTE NÃO CONSIGO LER UM LIVRO NARRADO EM TERCEIRA PESSOA, eu juro que eu tento (mas não desce). Mês passado eu fui ler Sob o céu do nunca que é o primeiro livro da trilogia Never Sky que estava na minha lista de desejados há muito tempo, quando o livro chegou eu abri e puff NARRADO EM TERCEIRA PESSOA foi aquele tiro. Pois bem, lá fui eu ler. Passei exatos 22 dias lendo um livro que normalmente eu leria em 4 ou 3 dias.

A história era muito legal (pouco original, mas legal) e eu queria ter amado muito e me importado com os personagens, mas a narração era tão cansativa e todas aquelas descrições de cenários era um porre. Parece que eu leio durante horas e no final foi apenas algumas páginas, isso só faz com que eu me desanime com a leitura, quando acabo a história eu já estou tão cansado e saturado que não tiro proveito algum (fora que não dá vontade de pegar outro livro tão cedo).

Nesse mesmo dilema me chega o livro Cidade Banida uma distopia maravilhosa de um autor nacional que eu também estava louco pra ler desde a bienal passada, quando vou ao primeiro capitulo o que temos? UM TIRO narrado em terceira pessoa (talvez seja alguma mensagem do universo tentando me fazer progredir como um leitor e abrir meus horizontes) mas NÃO obrigado. Vamos ao segundo dilema!

Parar de ler no momento ÁPICE da história. Estou com duas leituras que não anda (quem me segue no skoob sabe quais são os livros). Eu amo livro imensos, quanto mais páginas mais eu vou amar (meu objetivo na vida é encontrar um livro de 700 páginas que seja incrível para eu ler urgentemente) meu recorde foi 550 páginas. O problema é que sempre que chega na página 100 acontece algo fortíssimo na história e eu fecho o livro e não consigo mais ler naquele momento rsrs parece que eu não sou forte o suficiente, na minha cabeça dá aquela impressão de que é melhor guardar história para outro momento no qual eu vou usufruir mais de tudo aquilo; é muito confuso ):

Sobre meu gosto literário, desde quando eu criei esse blog eu sou apaixonado por livros jovem/adulto e distopias, eu vejo as pessoas falando que distopia é tudo igual, que é mais do mesmo e blablabla. Realmente eu concordo que na maior parte das vezes elas sempre terão uma mocinha meio sem graça que durante a história ela se torna uma destruidora, terá grupos rebeldes que são contra o governo, fora todas as mortes habituais e um final quase sempre insatisfatório. MAS EU GOSTO DISSO mesmo que seja previsível e tal. Às vezes me cansa ver as pessoas falando do seu gênero literário favorito que elas também já amaram um dia e hoje se sentem superiores talvez porque leiam Machado de Assis por exemplo. Graças eu nunca recebi comentários negativos sobre esse assunto aqui no blog nem lá na fanpage, mas por todos os grupos literários do facebook eu sempre vejo cada comentário maldoso que sinceramente as pessoas perderam todo o senso do ridículo. Usam fakes para poder sair atacando tudo e todos (me dá uma preguiça imensa disso).

Ainda sobre meu gosto literário, eu não tenho conseguindo expandir esse universo em minha mente. Por algum motivo que eu desconheço, eu não tenho vontade de ler outros livros que não sejam nessa zona de conforto em que me encontro. No final do ano passado eu dei para dois amigos 13 livros de suspense que eu nunca leria e que não faço ideia do porque eu comprei rsrs. Eram vários livros do Harlan Coben e alguns policiais que eu comprei por impulso. Eu deveria pôr para troca no skoob mas tenho muita preguiça de ir no correio e ficar esperando, como sempre acontece quando eu faço um sorteio lá no face e vou enviar o livro (por sinal enviei um ontem).  

Um dilema que eu tenho infinito é sobre capas de livros, até hoje eu não li os livros da série A SELEÇÃO porque tem aquela princesa na capa (na MINHA OPINIÃO é muito feminina aquelas capas, não tem condições alguma de eu ir trabalhar de ônibus ou metrô lendo um livro assim). Eu sei que são lindas aquelas capas e morro de vontade de ler os livros, mas não dá... (eu deveria encontrar alguma capa preta para pôr naqueles livros e daí conseguir ler a série a vontade, ou comprar para ler em casa mesmo). É tipo aqueles romances hot, tem vários que eu também gostaria de ler, mas meu deus do céu tem capas absurdas (fora aquelas que só tem o corpo dos homens todos sarados suando kkkk impossível). Os livros Meu Romeu e Minha Julieta eu sou louco pra ler também, mas não me sinto à vontade com aquelas capas. É tipo o toc que eu tenho com marcador, não consigo usar o mesmo marcador em todas as leituras (eu vou sempre trocando conforme início outra leitura).

Como eu já espero reações negativas depois de tudo o que eu falei aqui rsrs vou continuar. Eu não aguento mais essa moda de lançarem um romance lindo e maravilhoso e logo após lançarem seis outros livros contando a história de cada membro da família e tal. Não sei quem surgiu com isso, mas simplesmente viralizou (e basta né gente). Porque isso só faz com que as autoras fiquem presas naquele mesmo universo por anos, sempre falando dos mesmos personagens, meio que elas param de criar coisas novas, sério eu não curto. Se fosse só ali em belo desastre que realmente é uma série maravilhosa e tal, mas eu vou no skoob e vejo séries atrás de séries com essa mesma pegada de ficar contando histórias dos irmãos de alguma família. No caso da série Batidas Perdidas da Bianca Briones eu ainda gosto muito porque ela vai contar as histórias dos amigos dos protagonistas SIM ESTÁ NO MESMO UNIVERSO, mas pelo menos fugiu um pouco do padrão já criado pelas outras dezenas de autoras (de acompanhar a vida de 9 irmãos de alguém).

Eu espero que esses dilemas eternos que eu como leitor enfrento não chova de comentários maldosos e absurdos dos rebeldes sem causa rs mas se me xingarem também não tem problema, cada um com sua opinião. Eu consegui falar sobre tudo o que tem me afligindo como leitor já por meses (talvez anos).

Eu realmente não sei se isso me faz um leitor chato ou insuportável, só sei que eu queria muito saber se vocês também têm esses ou outros tocs que vocês odeiam como leitores. Preciso saber que eu não estou sozinho nesse mundo (lost).

Se alguém ainda quiser me seguir depois de descobrir como eu sou um leitor super chato rs fica aqui minhas redes sociais:

         Fanpage                   Skoob                     Google+

Quero muito saber o que te incomoda como leitor, mesmo que seja apenas um dilema ou vários se você for diferentão como eu ):

Muito obrigado pela visita e por ter lido o post até o final, aguardo sua opinião se você tiver alguma sobre esse assunto! 

PS: Só quero aproveitar para agradecer pela ótima aceitação que todos tiveram com meu meme lá no face (:


28 comentários:

  1. Kkkkkkkkkk amigo tu é louco mais amo assim mesmo! Rlx tá? Acho que todo leitor tem suas manias kkkkk eu não consigo ler um livro com essas capas que vc falou mesmo eu sendo mulher hehehe em relação a terceira,primeira,ou decima pessoa narrando não ligo kkkk é livro? Eu leio kkkk leio qualquer um kkkk mais te entendo kkkk tu é doido e pronto!(brincadeira) não consigo comprar um livro porque ele é lindo kkkk jamais hehehe,não vou dar na tua cara pq tu ta longe kkkk eu sou louca por Harlan Coben Amoooo,então tu já sabe manda pra mim quando tiver livros de suspense,terror,policial II resumindo se for livro me manda kkkk,é isso! Tenho minhas manias tu tem as tuas e muitas outras pessoas kkkk vai ter a delas hehehe isso é ser leitor kkkk bjs.
    Sara Neves #fangril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk Sara sua loca os livros do Harlan que ue dei pro meu amigo vc já tinha, eu vi uma vez que vc me mandou uma foto da sua estante. Eu tenho todos esses tocs não é fácil conviver comigo amiga kkkkkkk quase impossivel!!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cada leitor com sua mania hehehe rlx somos todos loucos!
      bjs

      Excluir
  2. Pra mim meu maior problema é narrativa no presente. Não consigo me envolver, parece que estou lendo um roteiro. "Ela abre a porta, o abraça e o beija". É muito estranho, mas pelo menos é muito raro encontrar um livro inteiro narrado assim. Diálogos entre aspas é outra chatice. Não sei quem inventou isso. E descrições de paisagens em excesso me dão dor de cabeça. Sou meio dislexo quanto a isso, a leitura trava. Também estou tentando diversificar minhas leituras. Agora, essas sagas der família, a única que conheço são os livros da Emily Giftin e é chato mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMEM SENHOR alguém tão cheio de neura quanto eu!!!!!!!!!!!!kkkkk Odeioooooooooo dialogo entre aspas é um saco parece livro mal editado. Concordo mil vezes com tudo o que vc descreveu, somos diferentões juntos amigo kkkk

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tipo eu! Hahaha não consigo ler livro narrado em terceira pessoa,não dá! Comprei aquela trilogia 'O inferno de Gabriel' e nem li até a metade,com muito esforço mas não deu mais ,depois disso não tentei ler mais nada em terceira pessoa,sempre pesquiso,vejo resenhas antes de comprar ,dai o ano passado de amigo secreto do trabalho ganho um livro que nunca tinha ouvido falar e em terceira pessoa? Aff ta largado no fundo da minha estante ,nem conseguir trocar eu consigo hahaha (ainda bem que o ser que me deu não me pergunta se já li,acho que pego da estante dele e me deu só pode, tava lacrado mas vai saber...) Outra coisa que vc citou que eu também não gosto livros com apelo sexual,corpos ,pele expostas pra que? Gera um desconforto como você falou,também não curto livros com modelos na capa o rosto bem exposto,tipo é aquele o físico do personagem e acabo" '-' apesar de comprar porque não ha escapatória ,gosto de livros com objetos ,paisagens ou até mesmo pessoas só que com o mistério de não ver o rosto ,de longe ,crazy eu sei mas essa sou eu . hahahah Amo livros que intercala a narrativa entre os protagonistas ,acho que deixa a leitura mais gostosa ,principalmente em romances,mas não é fácil :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário que removi era igual a esse só que falto umas duas palavrinhas e como não dá pra editar copie e colei e adicionei o que faltava ... '-'

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk graças ele não perguntou mesmo, porque quando eu dou um livro pra algum amigo eu vivo perguntando se ele já leu kkkkkk. É muito legal mesmo quando intercala, no livro a garota no trem tem umas 4 narrações diferentes kkkkkk foi uma experiencia bem diferente, eu gostei bastante. Obrigado por deixar sua opinião, é ótimo ver leitores doidos como eu rs. Abraços Guto

      Excluir
  5. Olha se te consola eu não posso ler em público pq sou daquelas leitoras loconas que interage com o livro sabe, da soco nele qdo fica com raiva , conversa com os personagens tipo qdo akelas mocinhas idiotas tem aquelas crises insuportáveis de desconfiança e a coisa fica cheia de mimimi aff me da nos nervo, eu tbm tenho crise de riso , crise de choro, qdo li encontrada da carina rissi qdo a sofia tava em trabalho de parto qse pari junto com ela kkkkkk, eu só consigo ler a noite pq sou professora, e mãe então só depois que acaba o expediente(ou seja as crianças dormem) o problema é que eu começo a ler e qdo vejo ja são duas da manhã e eu tenho que acordar as seis pra levar as crianças para escola bem que podiam pagar um sálario pra gente neh pq eu to cada vez mais pobre de tanto comprar livro minha mãe quer me matar diz pra eu crescer eu tenho 22 anos porra podia ta matando roubando me prostituindo mas eu só quero ler meus livros e ser feliz enfim também não gosto de livros em terceira pessoa eeu vou parar de falar pq eu sou geminiana e temos fama de ser tagarelas sabe e eu faço jus infelizmente kkkk adoro suas resenhas!!
    Ps. quase morri chorando lendo como eu era antes de vc e assistindo o trailler então , vou inundar o cinema qdo assistir o filme...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMMMMMMMMMMM leitor que não reage ao acontecimentos da história NÃO É UM LEITOR. Tem que ser gente como a gente kkkkkk. Chorar, rir, xingar ter todos os sintomas. Andreia sua loca eu nunca te vi por aqui antes então foi uma surpresa quando vc falou no final que ama minhas resenhas, vc deve sempre visitar o blog e eu n fico sabendo kkkk fiquei muito feliz por saber que vc me acompanha!!! Eu já li e fiz a resenha de Depois de Você eu não sei se vc já viu mas eu amei muitoooooo também. E pelo post imenso que eu fiz, vc pôde ver o quanto eu sou tagarela também kkkkkkkk muito obrigado mesmo pela visita, um super abraço Guto

      PS: Lá na fanpage terá dois sorteios esse mês, quando tiver vai lá participar porque eu sempre dou oportunidade a quem comenta e conhece o blog há amis tempo... falowww

      Excluir
    2. eu visitei algumas vezes mas eu olho um monte de coisas e vc escreve de um jeito que não tem como não ter vontade de ler e ah eu ja li sim a resenha de depois de vc e ja to qse louca então ja to com uma lista enooorrme aqui só que to sem grana "ô vida sem jeito", eu não consigo ler livros no computador ou no celular pq num da pra socar nem pra cheirar, nem pra abraçar kkkk

      Excluir
    3. Se não dá pra cheirar e virar as páginas que é a melhor coisa então não tem graça, eu também não leio em PDF. Mesmo vc não comentando sempre eu fico feliz só de saber que vc visita sempre o blog. Muito obrigado mesmo!! Espero que durante esse tempo eu tenha lhe indicados livros bons. Abraços novamente

      Excluir
  6. Kkkkkkkkk muito bom esse post. Bem vamos lá, tenho problemas com livros de época (filmes e séries tbm kk), apesar de ter lido e gostado de alguns poucos nesse estilo, livros que ficam indo do presente para o passado são uma leitura difícil para mim, odeio quando o livro não presta, pois não gosto de abandonar nenhuma leitura, então leio até o fim, odeio ler PDF mas depois que saiu formato epub ficou menos ruim ler em tela, emprestar livros é um dilema na minha vida, sou muito ciumenta com meus filhotes, a página tem q ser virada a no máximo em um ângulo de 15° pra não marcar a página, bom acho que é só kkkkk. Só pra ressaltar amo livros com spin off, melhor coisa que fizeram na vida, gosto de saber como os personagens estão, então quanto mais continuação melhor. Amei o post rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIMMMMMMMMMMMM me irrita muito essas idas e vindas no passado o tempo todo ninguém merece aff. Odeio quando os outros pegam um livro nosso novinho e escancara ele também kkkkkkkkkk não precisar fazer isso gente!!
      Acho que o spin-off é sobre um irmão ou algum amigos é legal, mas tipo essas séries que são de seis irmãos eu quero morrer com isso porque a autora fica naquele universo durante muito tempo como eu falei no post sei lá me dá preguiça kkkk. Um super abraço e amei sua opinião #TamoJunto

      Excluir
  7. Rindo horrores com os seus tocs!
    "não tem condições alguma de eu ir trabalhar de ônibus ou metrô lendo um livro assim"
    hahahaha

    Sobre a tal da zona de conforto, nem tenho muito o que falar... Eu gosto bastante de variar os gêneros de leitura, e tenho vários livros aqui com mais de 500 páginas, mas com esse seu negócio de odiar ler narrativas em terceira pessoa, complica um pouco a vida, né? Rs Você já leu O Circo Mecânico Tresaulti? Tem resenha lá no blog. Pode ser uma boa. É distopia, como vc curte, mas cada capítulo é narrado de uma forma diferente. Por que não experimenta? (vivendomilvidas.blogspot.com.br/2016/02/o-circo-mecanico-tresaulti-genevieve.html)

    Também sou estranha com marcadores. Não basta ser um para cada livro. A cor tem que combinar.

    Sobre essas continuações, tenho muita preguiça de ler também. Só mesmo quando a história original me prendeu muito. Tirando isso, tenho pra mim que são apenas os autores se aproveitando do sucesso do(s) primeiro(s) livro(s) pra continuar lucrando.
    Tem muitas sequências por aí que poderiam parar no primeiro ou que poderiam ser melhor trabalhadas para caber em volume único ao invés do monte de baboseira que a gente vê só pra encher linguiça.

    E até que você não é um leitor tão insuportável assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, eu nunca li esse livro do circo mecânico (na verdade, eu nunca li um livro que tenha circo). Adorei seu toc de combinar o marcador com a cor do livro kkkkkkkkkk. SIMMMM essas continuações são só pra ganhar mais dinheiro igual dividir o último filme de uma trilogia nos cinemas em duas partes. E obrigado por não me achar mega insuportável kkk

      Excluir
  8. aahahahahahahaha, ri demais com suas manias.

    Eu odeio quando alguém quer ver a capa do livro que estou lendo, acho invasão de privacidade e quando eu menos espero estou olhando feio para pessoa, CHATA É POUCO eu sei rs, fico me sentindo muito mal depois do meu olhar fatal pq a pessoa fica com uma carda de tacho que da dó e me mata de remorso...rsrsrsrs, mas não consigo evitar. Oremos!!!

    Para resolver nada melhor que uma capa para livros, ela protege seu livro, sua privacidade :):):), e ainda vem com alça. Muitas delas vem com marcadores. Você precisa de uma urgentemente.

    Bom, isso de longe é o que mais irrita. Outra coisa, não suporto quem perde muito tempo narrando sentimentos, principalmente de personagens "apegáveis", até porque é tão óbvio o que o personagem sente... quando amamos o personagem e ele é quase um amigo intimo rs, sabemos o que ele pensa e sente pq conhecemos ele e sentimos junto rs..me poupe e nos poupe de detalhar tudo alongando o livro e deixando chato um livro legal. Odeio isso principalmente quando o livro é sofrido demais. Bato palmas para Jojo nesse quesito pois Como eu era antes de você poderia ser bem mais sofrido rsrs.

    Eu paro nas páginas bonitas ( a carta do Will no final demorei mais de 10 minutos para ler). Eu marco as páginas dos lugares bonitos que os personagens foram e que pretendo visitar um dia, o que quero comer que eles comeram, o que eles fizeram que quero fazer, o que quero falar e o que espero ouvir um dia por que eles falaram ou escutaram e achei tudo bonito de lindoo rs...enfim marco tudo que quero conhecer de verdade e que só conheci através do livro rs. Ps: até os livros e as músicas que eles leram rsrsrs.

    Odeioo muitoo personagens chatos em história boa: Garota Exemplar é um Exemplo...é muito chato viajar na maionese com a Amy e com Nick...a sorte é que em um todo a história é ótima, mas dois personagens chatos não dá, deveria ter alguém narrando, como a irmã gêmea do Nick para suavizar...

    Outra mania: brincar de detetive em livros policiais. Faço um rascunho e parece que ganhei na mega sena quando adivinho o assassino ou melhor, o X da questão ( a ultima loteria que ganhei foi em a Garota no Trem)...Fico muito orgulhosa de mim nesse momento.

    #somostodosdiferentoes #somostodosguto ahahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SI sua loca eu nunca vou conseguir responder sobre tudo o que vc escreveu aqui kkkkkkkk. Tanto eu quanto vocês temos muitas manias e pelo incrivel que pareça, elas não são as mesmas!!!
      Eu achei fantástica essa sua mania de grifar os lugares, comidas, livros e músicas que os personagens tiveram "contato". Lugares principalmente, pena que eu leio muito livro que se passa em nova york kkkk então eu só teria que conhecer lugares lá kkk e não tenho grana para tal... Eu amo garota exemplar mas os personagens são um saco mesmo, mais é um super livro!!!

      Muitooooooooo obrigado pela visita e por ter curtido o post. Um super abraço e espero que vc tenha pego algumas indicações legais aqui no blog!! Guto

      Excluir
  9. Cara, você não está sozinho. Eu tenho (quase) os mesmos tocs e fiquei espantada por saber que mais alguém se sente assim. Concluindo, tbm sou uma leitora chata mas não ligo! hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk somos muito leitores divergente!!! Muito obrigado por não me deixar sozinho nessa amiga rsrs

      Excluir
  10. Não gosto quando os autores escrevem: "E ele me encarou durante um longo minuto antes de responder". Meu, fala sério, quem fica encarando durante um minuto sem falar nada? Na vida real isso ficaria muito estranho, um minuto é muito tempo para pausar a conversa rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk simmmmmmmmmmm é ridiculo parece novela mexicana, um falando de costas para o outro kkkkkkkkkkk

      Excluir
  11. Oii. Conheci seu blog a pouco tempo e adoro as suas publicações. Sei que esse post foi feito a algum tempo mas precisava comentar a respeito. Compartilho do dilema que você descreveu sobre querer muito ler um livro e desistir por saber que a capa chamaria muito a atenção de algumas pessoas.. Eu vivo passando por isso, em razão da capa e algumas vezes em função do título, por ele ser incomum, apenas. O fato é que nos preocupamos demais e deixamos de fazer o que nos faz bem. Ser egoísta com algumas de nossas ambições às vezes é importante, se nos acrescenta e não prejudica ninguém. É preciso encontrar uma forma de fazê-lo contando com certa tranquilidade e despreocupação.rs Acontece que muitas vezes o tempo livre que encontramos para ler se passa em meio a várias pessoas, em locais que frequentamos cotidianamente. Em relação a isso, eu também não tenho uma solução. O fato é que nenhuma leitura que desejamos fazer é indispensável, e o fato de ser incômodo ler algo por nos importarmos com o que outra pessoa possa pensar é muito chato e não pode ser motivo pra nos convencer a evitá- la ou abandoná- la. Abraços e boa sorte com as suas tentativas. (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk Mari, vc está certissima (apesar que eu ainda não leria a série A SELEÇÃO num ônibus lotado kkkkkkkkk. Você arraso no texto heim!!! Gostei muito da sua visita e da sua opinião, eu super concordo!! Muito obrigado pela visita e te espero mais vezes (:

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Kkkkkk tá bom. Vc tá certo sobre não ler A Seleção em um ônibus lotado já que isso te incomoda kkk super compreendo. Continuarei sim a visitar o site. Não deixe de publicar.. boa noite.

      Excluir
    4. Kkkkkk tá bom. Vc tá certo sobre não ler A Seleção em um ônibus lotado já que isso te incomoda kkk super compreendo. Continuarei sim a visitar o site. Não deixe de publicar.. boa noite.

      Excluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!