12 abril 2015

Se não vai ler, não peça emprestado!!


Você com certeza já passou por isso: John Green é o melhor autor do mundo! A culpa é das estrelas é o melhor livro do mundo! J.K. Rowling é a melhor autora da história! Harry Potter é a melhor série do mundo! Lady Gaga é melhor que Madona ( rs e por ai vai... ).

Chegou a hora de você dar um basta nessa situação e vou te ensinar como.

Bia: Ana me indica um livro maravilhoso, perfeito, super bem escrito e que a Suzanne Collins leria?

Ana: Claro! Leia A culpa é das estrelas é o melhor livro do mundo.

Bia: Qual a parte do maravilhoso, perfeito e muito bem escrito que você não entendeu?

Está vendo como é fácil colocar um fã lunático no lugar dele?
rs. Provavelmente ele ficará arrasado e você vai perde essa amizade. Então não responda desta forma. Apenas deixe claro que você respeita a opinião dele, mas que você gostaria de ler outro tipo de história.

SABER RESPEITAR O GOSTO LITERÁRIO DO PRÓXIMO ( gente isso é bíblico ) OK. Não é. ( Mas devia ser ).

Pedro: Lucas, gostaria de começar uma série literária nova, qual você me recomenda? Menos Harry Potter.

Lucas: O que você tem contra Harry Potter ? Você já leu? Para de falar do que você não conhece, larga de ser idiota. Eu amo HP e você tem cara de quem lê Detergente.

Acredite PESSOAS ASSIM EXISTEM. Além delas se ofenderem ( como se fosse o fim do mundo alguém não gostar de Harry Potter ) elas ainda faz algum tipo de piada sobre os livros que você curte. 

Como sair desta situação sem perde uma amizade? Vamos as:  Dicas de Sobrevivência Literárias

1- Respeite o gênero literário do seu amigo. Tem pessoas que só leem fantasia. E outras que só leem terror. Como essas pessoas podem ser amigas? Coloque a amizade em primeiro lugar. 

2- Se um amigo te empresta um livro que não é do seu gênero e você tem consciência que não vai ler e só aceitou por educação APENAS DIGA NÃOOOO. Sempre tem aquele livro que você acabou de ler, achou perfeito e sabe que seu amigo vai adorar apesar de não ser do gênero que ele lê. Você oferece, ele aceita, e três meses depois ele ainda não leu. ( Já aconteceu com você? ).

3- Alguns leitores precisam entender que gosto para livros, músicas e filmes NÃO SE DISCUTI porque alguém sempre acaba magoado ( fora que essas discussões são eternas ).

4- As vezes precisamos entender que um livro que funcionou conosco, pode não funcionar com outros leitores. Tem pessoas que dão a vida por crepúsculo, outras não aguentam nem ouvir esse nome.

5- VOCÊ NÃO PRECISA LER DE TUDO. Sempre tem aquele amigo que diz: você não leu, como sabe que não gosta?. Apenas gostaria de saber: Porque as pessoas não aceitam nossos gostos sem precisar de alguma justificativa? Não preciso passar a vida explicando para as pessoas porque não gosto de Quiabo, jiló ou mostarda!

Talvez o autor ou o livro que para você é " divo ", para outros podem não ser. E assim sucessivamente... Você não precisa obrigar o mundo a ler os mesmos livros que você. 

Eu acredito que você já passou por alguma dessas situações, e estou aqui para te ajudar. Vou te dar uma pequena lista de itens que você vai precisar para se livrar deste amigo
chato, pegue: Um serrote, duas cordas, um machado, sete ovos, uma tesoura COM PONTA e muito gelo. brincadeira!!!!! Não precisa de nada disso. 

Apenas deixe claro o que você gosta de ler e principalmente que você não tem interesse em ler os livros que ele quer ter obrigar a ler. E o mais importante: Se ele tentar te forçar a ler algum livro que você não queira faça o seguinte:  aceite e diga que você ama ler na piscina ou em baixo do chuveiro e que qualquer mal que acontecesse ao livro, você não iria se responsabilizar. PRONTO. Aposto todos os meus livros que ele nunca mais vai te obrigar a ler nada que você não esteja afim.

Pessoal, isso tudo foi só uma brincadeira, eu queria falar do assunto e deu nisso ai. Espero que tenham gostado ( pelo menos um pouquinho ). Se você gostou pra valer, não se esqueça de seguir minha três redes sociais que está aqui no visor no lado esquerdo ( e se você estiver pelo celular, só vai conseguir ler o texto, então não deixe de ir lá no Facebook procurar minha página Consumindo Sagas e deixar seu tão precioso LIKE ).

Então é isso galera, nos vemos semana que vem. Um super abraço de urso e tchau. #Guto (:

PS: E se você que está lendo esse post é justamente o leitor chato que briga com os amigos porque eles não gostam de Harry Potter ou Jhon Green. SAIA DO MEU BLOG AGORA!!!! kkkk Mentira. Pode ficar. Só um pouco. rum

23 comentários:

  1. Guto eu não acredito que vc não gosta de quiabo,eu vou preparar pra vc kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk #sqn né kkk eu amei a parte sobre ler debaixo do chuveiro ou na piscina rsrsrsrs muito legal, uma vez falei pra um amigo que nunca tinha lido HP ele me chamou de louca,que eu tava cometendo um sacrilégio,como eu podia fazer isso comigo mesmo? kkkkkkkkk eu simplesmente disse,baby eu não curto ok? kkkkkkkkkkkkkkkkk ele ficou P da vida comigo,mais depois passou kkkkkkkkkk .
    bjs boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu morro de rir com suas experiências Sara!!! Saudades de você sumidaaaaaaaaa. Quero que exploda o Quiabo e toda aquela baba asquerosa kkkk

      Excluir
    2. É falta de tempo amigo, muito trabalho pouca diversão kkkkkkkk mais acompanho tudo, lá no face e sempre que posso corro pra cá, bjs.
      Ps: vou preparar um Quiabo arretado de bom pra vc. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Não minha filha! Pose guardar pra vc mesmo. Muito obrigado. Dispenso kkkkkkk

      Excluir
  2. Guto ri muito com este post... kkkkkkkkkk
    Muito bom mesmo, adorei várias partes, mas estou em dúvida nesta parte:

    "Vou te dar uma pequena lista de itens que você vai precisar para se livrar deste amigo chato, pegue: Um serrote, duas cordas, um machado, sete ovos, uma tesoura COM PONTA e muito gelo."

    Me explica isso?!? Tem fundamento ou veio do nada... kkkkkkk Muito masssaaaaa!!
    Então eu concordo com vc, sou meia suspeita porque temos gostos BEM parecidos. Mas preciso dizer uma coisa: eu gosto de Nora Roberts, sou muito fã da série "Quarteto de Noivas" (digo isso porque no seu perfil do blog, vc diz que não curte, eu te respeito tá, só comentando mesmo... rsrs) Tem livros dela que não sou tão fã, mas de outros eu curto bastante. Embora que neste ano não li nenhum ainda... kkkkk
    Eu tenho um amigo que sempre "discutimos" sobre filmes (os gostos são muito diferentes), mas para seriado é igual... eu acho isso legal porque ninguém é igual a ninguém e podemos aprender e conhecer coisas novas através dessas diferenças. Tendo respeito a coisa só vai pra frente né!! kkkkkk

    Enfim Parabéns!! (não me canso de dizer isso, deve tá chato já... kkkk)

    Abraço Fer.

    Ps.: Estou no episódio 02x2 de The 100 e espero que nossa "aposta" esteja de pé... então vou esperar vc terminar de ver Suits, bele? Eu só tenho que agradecer porque gente como to gostando, e o Bellamy forever né. Eu to no episódio que o Kade e a Doutora chegam na Terra, não curti porque já chegaram podando o Bell e tô querendo mandar eles de volta pro espaço... kkkkkkk Com isso parei de ler os livros que estava lendo, mas se continuar assim logo termino a temporada e volto aos meus livros!! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FER vou falar de THE 100 primeiro porque amooooooooo. Ontem mesmo eu estava conversando com meu melhor amigo, e falávamos de como a segunda temporada é superior a primeira. Eu sempre tive medo dos terras firmes mais eu sou alucinado pelos homens da montanha eu achei genial e ficar sem saber como ela vai sair da montanha e levar toda galera é muito loko!!! Eu nunca fiquei tão ansioso por uma série desde Lost ( kkk amava lost ). Eu também amo a Octávia apesar dela fazer a linha terra firme o tempo todo, eu gosto do Lincoln mas ele sofre tanto que aff. E ODEIO MAIS QUE TUDO TODO MUNDO DA ARCA odeio todos os adultos, nem da mãe dela aquela mentirosa eu gosto. Eu sempre pulava a parte da arca porque não suportava eles e detesto o Marcus também. Olha, sobre o post eu fiquei mega feliz que você gostaram porque eu fiquei com medo de levar xingo aqui kkkkkk Gente eu nunca li Nora Roberts kkk só falo dos livros dela porque ela já deve ter uns 50 livros e acho que só Album de familia virou filme kkk tipo o Harlan Coben kkkk. Eu não tenho vontade de ler os livros dela porque são em terceira pessoa e geralmente é drama e eu curto livros mais jovens que me faz rir e esquecer meus problemas, agora ler livros que adultos passam por dezenas de problemas é um saco porque eu já sou adulto e também passo por dezenas de problemas kkk dai vou ficar toda hora lembrando da minha vida kkkk.e confuso. Garota estou amando the suits ( porque eu sou apaixonado por THE GOOD WIFE ) e tem essa mesma linha de advogado, investigação e tal amooooo tribunais kkk. Só que infelizmente eu ainda nem passei do terceiro episódio, porque eu viajei semana passada e essa semana vou viajar denovo ( vou me despedir da minha irmã lá onde ela mora, porque estou indo embora daqui no final do mês ). Então estou fazendo uma turnê de despedida por aqui kkk e quando to em casa eu fico conversando com meus amigos e de dia trabalhando com meu padrasto. Valew mesmo por sempre visitar o blog e curtir meus posts. O blog ficará dois meses inativo porque vou mi mudar e vou demorar um pouco pra me instabilizar e ter wifi novamente, mas farei um post sobre isso no último dia do mês. Você ta torcendo pra Clarke ficar com o Finn ou com o Bellamy???

      Excluir
    2. Sério Guto que vc ficará em off... nossa que triste!!

      Vou falar uma coisa, eu nem te conheço, não sei como tu é, onde mora, nem nada, mas eu curto muito o blog e por consequência o dono/criador. Te desejo tudo de bom neste período de mudança, eu mesmo já estudei e trabalhei fora (no total uns 7 anos) e olha que nem sou tão velha assim, tenho só 25 aninhos... hehehe (diz que eu não sou velha tá... hehe)
      Mas enfim a gente sente falta da família e dos amigos e depois faz novos amigos e sente falta deles tbm... são muitas emoções!! kkkkk
      Então aproveita esses últimos momentos com eles por perto, porque a distancia é uma tia velha solteirona e amargurada que gosta de ver a gente sofrer!! hahahahaha

      Sobre The 100 virou vício, e é CLARO que torço pro Bellamy ficar COMIIGOOOO!! kkkkk Mas já que não dá... pode ficar com a Clarke. O Finn é final de carreira e chatooooo!! aff...
      Eu to meia assim ainda com o povo da Montanha, sei que tem TRETA, mas ainda não entendi muito a deles... parece que todo mundo tá morto, pelo menos a cor é de morto!! kkkkkkkkkk

      E sim o post ficou muito bom, eu curto e respeito a opinião do povo... aprendo muito com isso, mesmo em coisas simples como gostos de livros, séries e filmes... afinal são meus hobbies né!! Só não tenho paciência pra gente sem respeito!!

      Bom acredito que vamos nos falar antes de sua mudança e vc tbm tem meu email né...
      Bjooo Fer.

      Excluir
    3. Tenho seu email sim gente!! Vou tentar neste momento em off, te mandar alguns recados do que estou lendo ( apesar que já tem outros leitores que me mandam emails kkk e eu fico tipo OI? A pessoa quer mesmo minha opinião sobre o que ler?? e se ela não curtir minha indicação?? kk sou cheio de neura!! Então, eu to curtindo essa minha despedida mas em julho espero já ter wifi e também espero que todo mundo ainda se lembre de mim para meu retorno triunfal kkkkkk. Gente, somos dois velhos eu também super tenho 25 porém, com uma cara de 18 ACEITA! kkkk. Quando, eu descobri o que eles faziam na montanha meu mundo veio abaixo foi uma das maiores revelações de todas as séries ( eu nunca ia adivinhar que era aquilo kkk pra deixar vc curiosa kk ). Então, os livros da Nora são super baratos, se tiver um que a escrita seja em primeira pessoa e o vc vê que o livro faz meu estilo literário, pode indicar que geralmente eu leio todos livros que me recomendam. Essa semana vou soltar duas resenhas, e semana que vem faço outro post sobre assuntos mais diversos iguais a esse. Vou sentir uma falta de escrever nesse blog que meu coração chega dói!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vou morrer gente sem internet kkkkk eu deveria ir morar com o povo da montanha no meio do luxo e das tortas de chocolate kkkkkkkkkk

      Excluir
    4. ACABEI de descobrir o que eles fazem com o povo... GENTEEEE que coisa insana, MAS ainda BEM que a Clarke encontrou a Annya!! uuufaaa...
      Então... não comentei antes mas o Lincohn judiaria... que dó... só sofre o cara, ta parecendo mocinha de novela mexicana!! kkkkkkkkkk Mas eu suuuper curto ele, GRANDE Lincohn!! uuuuiiiii
      Agora o que surgiu a dúvida foi com o Jaha... será que ele tá lá perto de seus ancestrais?! Só tem areia... kkkkkkkk
      E para de nóia... se a gente lê seu blog a gente gosta das suas ideias e opiniões (afinal eu não ganho nada por ler seu blog, a não ser que não estou em sua folha de pagamento, olha que vou querer retroativo heim... kkkkk)

      E vamô que vamôoooo no The 100... hoje eu termino essa temporada (ou quase) kkkkkkkkkkk

      Abraço

      Excluir
    5. Ta bem! Vou parar de neura... E NÃO ! Não to podendo incluir nada em meu lerite kkk minha folha de pagamento está escassa :'(

      Excluir
  3. O post que todos deveriam ler kkkkkkk
    As pessoas nunca entendem que não é por que você amou o livro que eu irei amar, por isso que existe milhões de gêneros e milhões de livros pra que cada um leia aquilo que realmente goste haha!
    Adorei o post, parabéns Guto sempre muito criativo e engraçado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valew Matt por ter curtido!!! E essa fotinha nova que vc mudou? Kkkk eu stalkio todos vocês kkk Abraços #Guto

      Excluir
  4. Cara, tem horas que você consegue ser assustador. Serrote!!!! Muito legal o post, quem já não passou por isso né? Leitor chiita tem muito, e acho que todo mundo já teve essa fase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha psicopatia é um efeito garota exemplar!!

      Excluir
  5. Hahahaha, adorei esse post! E super concordo em várias partes. Faz mais!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk valew Wis estou pretendendo fazer outro semana que vem com outro tema!! Se acha legal mas sou eu quem é xingado aqui kkkkkkkk . Brigado pela visita #Guto

      Excluir
  6. Você e meu pai são as únicas pessoas que conheço que não gostam de Harry Potter...(mas pensando bem, nem te conheço!! kkkkkkk)
    Adorei o post!
    Meu irmão pediu um livro emprestado faz uns 2 meses, me disse que não leu e ainda não devolveu!! :O

    Até mais!

    leiturasaquelelivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk também não o conheço, mas já gosto do seu pai kkkkk. Gente envia o link desse post pro seu irmão pra ver se ele pega essa indireta kkk eu já sou cara de pau e peço meu livro de volta. A gente lê um livro em uma semana, agora o povo passa mais de um mês com nosso livro e quando pedimos de volta ainda saimos de vilão é sempre assim!!! Amanhã vou conhecer seu blog

      Ps: porque já estou indo dormir kkk mais eu seguirei para ver sempre as novidades! ! Abraços #Guto

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Décima e última tentativa de comentar direito (juro).
    [Tô com algum problema para comentários hoje.
    Acho que meu cérebro ainda está dormindo. rs]

    Sobre emprestar livros acho que eu sou ainda mais radical que você.
    Confesso que a ideia do serrote me atraiu bastante. hahaha

    - EMPRESTAR OU NÃO EMPRESTAR, EIS A QUESTÃO

    No meu post 5 Dicas para Ler eu também falo sobre isso de gosto literário. Nossas ideias até que são parecidas (não estou sozinha nesse mundo! rs)

    Já falei que adorei o seu blog?
    Sério mesmo. Nunca pare de escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, você veio visitar o blog mais vezes e com certeza eu percebi que vc gostou do blog, muito obrigado pelo carinho e que bom que estamos juntos nessa. Depois de um tempo, os leitores se acostumam com minhas ironias rsrs. Mas eu sou super do bem (infelizmente porque os vilões são os melhoresssssss rs). Eu vou ir ver seu post perai...

      Excluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!