19 março 2015

O que aconteceu com Insurgente - O Filme?


São quase dois anos desde que eu li o segundo livro da trilogia. Mês passado eu reli Insurgente para ter certeza que o que mostrava no trailer era realmente o que eu tinha lido ( e eu estava certo, 80% daquilo não estava no livro ).

Acabei de chegar do cinema e prometo que não vou ficar aqui falando mal do filme, porém tenho questões que precisam ser respondidas!

O que aconteceu com o personagem Fernando que não apareceu na adaptação? Até hoje aguardo o Edward que levou uma furada no olho pelo Peter? Cadê o Zeke e a Shauna? Cadê o Marcus que tem uma participação decisiva no final do livro e que no filme ele só tem três falas e aparece somente nas primeiras cenas do filme? Cadê a Susan ( vizinha da tris ) que tinha uma " quedinha " pelo Caleb, e que foge para a abnegação junto com ele?

Eu achei o filme fantástico e com sequências incríveis de assistir ( apesar do 3D ser insuportável ). Mas foi como se eu estivesse assistindo a um spin-off da trilogia. Eu senti falta de todas as cenas da tris com a Marlene, o Uriah, a Lynn e a Tori ( que mal abre a boca no filme ). E porque a Marlene não tem nenhuma fala? E a cena que eles acordam em uma simulação e vão se jogar no fosso a menos que a tris se entregue, porque
ela salvou a Christina se no livro ela salva o Hector ( irmão da Lynn ) ?. PRECISO DE RESPOSTAS

* Não preciso citar que todo o final foi mudado TODOOOOO ( e agora não faço idéia de como vai começar convergente, perdeu todo o sentido ).

Se eu soubesse como seria a adaptação, eu não aconselharia a lerem o livro ( ou não ler próximo do lançamento do filme ). Porque você precisa esquecer tudo o que você leu, e abrir a sua mente para esta nova história que está sendo contada nas telonas.

O foco do livro era basicamente a Tris e o Four fugindo das garras da Jeanine e buscando seu lugar no mundo. Um lugar onde eles não precisassem seguir a regra de qualquer facção ( mas também não queria se tornar uns sem facção ). 

Nos livro eles tem tremendas crises existenciais, e durante diversas vezes vimos a relação dos protagonistas se tornarem cada vez menos estável ( foram capítulos e mais capítulos de D.R. ). E como sempre, Jeanine procurando uma forma de controlar os Divergentes. Ok. Depois disso tínhamos a Tris e seus amigos armando um plano para matar Jeanine e
assumir o governo onde ninguém precisasse escolher um modo de vida, e enfim seriam livres para fazer suas próprias escolhas.

Voltando ao filme, onde o foco é Jeanine tentando abrir a famosa caixa ( que não existe no livro ). No livro existe um " disquete " com informações bombásticas que é revelado na última página do livro. ( Não vou falar como acaba o filme, claro ).

No livro, a Tris simplesmente não consegue segurar um arma por ainda estar de luto por ter matado um dos seus melhores amigos no livro anterior ( e se eu não me engano, ela começa a atirar perto do final do livro ). No filme, logo no começo quando ela está na sede da amizade ela precisa fugir e durante essa fuga ela sai atirando nos soldados da Audácia ( feito a Sarah Connor em O Vingador do Futuro ).

A única coisa que eu tinha certeza que eles fariam em Insurgente ( o filme ) seria usar o máximo a figura da +KATE WINSLET  em cena. Assim como eles fizeram em Divergente acrescentado aquele final ( bizarro ) e que a Tris atira uma faca na mão da Jeanine. 

Em Insurgente ( o livro ) seu personagem mal aparece e só tem destaque no final, óbvio que no filme eles deram toda uma atenção especial ao seu personagem mantendo-a em cena a maior parte possível ( por ser uma atriz consagrada ).

Eu assisti Insurgente como se ele fosse um spin-off dos livros ( e ele é ). Uma história que você já conhece, só que apresentada por um novo ângulo. Muitas mudanças foram
feitas, mas você ainda consegue ver lá no fundo tudo aquilo que fez com que você se apaixonasse pela distopia. 

A cena em que a Tris luta com ela mesma acontece, só que de forma diferente. E AQUELES CABOS NÃO EXISTE NOS LIVROS. E como no filme anterior, Uriah não teve o destaque que ele tem nos livros ( nem o Marcus ). E toda aquele amizade divertida com pitada de romance entra o Uriah a Lynn e a Marlene ( também não existe no filme ).

Eu não esperava uma adaptação extremamente fiel ( desde que eu assisti o trailer no ano passado ). Mas Insurgente está tão longe do livro que não tem como você não se espantar o tempo todo ( as vezes você também vai querer gritar bem alto ISSO NÃO TEM NO LIVRO!!! ). E com certeza vai falar com o amiguinho do lado NO LIVRO FOI ASSIM...

Pessoal, me desculpem se vocês discordam com tudo o que eu falei, eu estou gritando por dentro. Acabei de chegar do cinema e precisava desabafar. Eu preciso de pessoas para falar urgente sobre o filme e se você já assistiu estarei aqui ou no Facebook ( vamos virar a noite falando sobre Insurgente ).

Eu amei esta história " nova " que foi criada e não vejo a hora de sair em DVD. Eu sei que eu só reclamei da adaptação como um leitor, mas como um fã de distopia eu adorei o filme e foi tão #MATRIX quanto eu imaginei (:



PS: Agora vou reler convergente ( só o começo até eles atravessarem o " muro " ) porque esqueci essa parte.


24 comentários:

  1. Oi, você tem razão em tudo o que disse. Mas sei lá, eu não vou mais ver filmes adaptados esperando que seja igual ao livro porque nunca é, apesar de Insurgente ter excedido esses limites, desde que vi o trailer também imaginei que seria beeem diferente. Mas olha, eu deixei a história do livro meio que de lado e me foquei no filme, sabe? E eu adorei tudo, todos os mínimos detalhes.
    Beijos

    www.estranhanoparaiso.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li! Então, desde o trailer todos nós ja ficamos meio cabreiros com toda aquela simulação matrix. Mas durante todo o filme foi tanta mudança que eu não consegui não falar sobre isso no blog ( é a primeira vez que eu falo de um filme aqui ), o filme já começa lá no capítulo 3 ou 4 kkkkk todos aqueles hologramas espalhados pela cidade e a abnegação idêntica ao Distrito 12 kkkkk foi muito pra minha cabeça. Fora que eu queria os personagens do livro que eles tiraram do filme e provavelmente vão colocar eles em convergente aff sendo que eles existem desde o primeiro livro. Obrigado pela visita e mande Abraços para a Cris rs ♥ #Guto

      Excluir
  2. O filme em si foi bom por conta das cenas em 3D, detalhe assisti nas cadeiras Dbox que trem demais.. Mas sério, você descrevendo me fez lembrar que faltou muita coisa mesmo. Li os livros a muito tempo atrás então não me recordava. Acho que eles não mataram a Cristina pra deixar pro próximo filme.. Apesar que Convergente parte 1 terá muitas mortes... E não vejo sentido de ser dividido em 2 partes.. Enfim.. Vou reler tudo de novo.. Porque os livros são bem melhores.. Só assisto o filme pela emoção de ver os personagens kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Byanka foi bem isso mesmo eu assisto pra ver os personagens rs mais é que jogos vorazes tem os filme super fiéis e eu esperava isso em insurgente e achei a maior mancada deles mudar toda a história. Mulher a Christina não morre rsrs ela termina morando lá perto do Quatro rs faz tempo que vc leia mesmo hein rs super Abraço valew pela visita ♥ #Guto

      Excluir
  3. Kkkkkkkk Guto vc tá Revoltado hein? É nessas horas que dou graças a Deus por ainda não ter lido o livro, senão eu ficaria mais que arretada, ficaria revoltada assim feito tu rsrsrs acho que a unica adaptação que realmente gostei foi a culpa é das estrelas, pelo que vc falou nem parece que fizeram o filme baseado no livro e sim fizeram uma outra história pq nada tá igual affs isso é muito chatooooo então vou assistir o filme e só kkkkkkkkkk
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issooooooooooo Sara a melhor coisa que vc faz é NÃO LER OS LIVROS isso vai fazer os filmes serem experiências incríveis. Eu fiquei muito arretado mesmo. Mas adorei porque é uma mega produção. Mesmo sendo outra história. Assisti e super vem me falar depois aqui ou lá no face ♥

      Excluir
  4. Gutoooooo, isso é uma coisa que sempre mexe com nós leitores ADAPTAÇÕES, elas sempre divergem (trocadilho barato) um pouco dos livros, mas quando a mudança do livro pro filme é muito grande ficamos totalmente revoltados e com toda razão. Mas enfim, estou muito ansioso pra assistir o filme pois gostei "pakas" de Divergente.
    Abraço. :)
    http://meumundoempaginasfz.blogspot.com.br/2015/03/tag-10-perguntas-literarias.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, vale super a pena ver o filme porque está fantástico os efeitos estou incríveis. Só me incomodou as 300 mudanças, mas se eu não tivesse lido o livro eu teria adorado o filme. Vou conferir essa tag que vc deixou aqui. Falow valew pela visita. Abraços #Guto

      Excluir
  5. Oi, Guto! Dessas coisas de Divergente, só assisti ao primeiro filme, mas não li nada dos livros. De qualquer forma, achei legal você comparar o original de Insurgente com o filme, pois eu vivo reclamando das infidelidades das adaptações também. Tem algumas que eu até acho que ficaram melhores do que os livros, é o caso da série Sherlock, que todo mundo me vê falando, mas se formos analisar, ela é bem infiel aos escritos do Conan Doyle. Enfim, vim aqui só pra te dar um oi :)
    Ah, eu assisti mais um ep de The 100 semana passada e hoje vou ver mais um. Logo logo faço uma maratona e termino de uma vez. Beijo :)

    http://leitoresforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris não consigo mais esperar essa sua maratona vc esta me dizendo isso a meses kkkkk vamos acabar logo isso amiga!! O melhor que vc fez foi não ter lido os livros da trilogia porque só assim vc vai conseguir amar o filme. Meus amigos que não leram insurgente adoraram o filme. Eu também adorei, ele só é outra história esse é o único defeito. Se eu soubesse que seria outra história, não tinha lido o livro. Simples assim.

      Fiquei muito revoltado com o que fizeram. Valew por ter passado aqui e esses dias a outra garota do seu blog veio aqui e eu mandei lembranças a você por ela kkk espero que ela tenha te falado kkk. Abraços #Guto

      Excluir
  6. Então Guto... eu ainda não vi o filme, mas como todos disseram já dava pra ver no trailer que a coisa tava meia estranha/bizarra/diferente... kkkkk
    Concordo que não dá pra esperar que façam igual ao livro, mesmo eu achando que fazer diferente dá mais trabalho!!
    Dois livros que li e quando vi a adaptação fiquei com aquele sentimento: "poxa... só foram preservados os nomes do personagens", que são Simplesmente Acontece e O Melhor de Mim.
    Ainda não vi o filme Insurgente, mas estou muito animada para ver!!! hehe Mesmo ficando diferente do livro e com certeza vou dizer: No livro não era assim...
    Depois comento contigo o que achei... kkkkk
    Bjo Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, to chocado que simplesmente acontece é diferente do livro! !!!!!! Eu não li porque n curto os llivros daquela autora e porque são em terceira pessoa e eu odeioooo kkk olha meu melhor amigo adorou o filme e eu achei que simplesmente fosse super fiel que bafãooooo. Assisti insurgente sim porque é muito bom mesmo n sendo fiel. ♥♥♥♥ adoro a Christina kkk #Guto

      Excluir
  7. Simplesmente quase td mudado, praticamente outra história mas assim sei que muitos não concordam mas quando terminei ler convergente fiquei triste por dias ,chorei muito até.....então já que está mudando tanto podia mudar também o final de convergente ....eu ia ficar muuuuuito feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk poderia mesmo. Além da tris, o Uriah era super legal não entendi porque também! !!l luto eterno por esses dois ♥♥♥ Abraços #Guto ( vi seu comentário no face agora kk )

      Excluir
  8. LI OS LIVROS DA TRILOGIA DIVERGENTE E SINCERAMENTE ME JULGUEM OS FÃS MAIS ACHEI UMA BELA PORCARIA, LÓGICO QUE O LIVRO INSURGENTE NÃO É TÃO RUIM ASSIM, MAIS EU NÃO ESPERAVA GRANDE COISA DESSE FILME.

    ResponderExcluir
  9. E ALÉM DO MAIS NA MINHA OPINIÃO A Shailene Woodley, NÃO TEM NADA A VER COM A TRIS DO LIVRO SE NEM NISSO ELES FORMA FIES IMAGINE O RESTO, APESAR DE TUDO AMEI A VERONICA ROTH E MANEIRA COMO ELA ESCREVE MAIS NA MINHA OPINIÃO SERÁ UMA MODINHA BARATA QUE DAQUI HÁ DEZ ANOS NINGUÉM LEMBRARAM MAIS... NÃO SERÁ ALGO MARCANTE.

    ResponderExcluir
  10. MAIS CONFESSO QUE OS ATORES ESTÃO DE PARABÉNS PELA ATUAÇÃO. E A TRILHA SONORA FOI MARAVILHOSA, GOSTEI DA SUA RESENHA ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  11. E Lynn que nao morre no final do filme...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkk FATO! Ea Cara irmã do Will??? Kkkkkkkk o que fizeram com ela? ? Kkkkkk que bosta

      Excluir
  12. E zeke tbm kkk,apareceu? nao lembro...que bosta²

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk também não apareceu. Uma bosta gigante mesmo! ! Ei. Depois vai lá conferir o post especial sobre distopia que eu fiz, tenho certeza que vc vai curtir! ! Abraços #Guto

      Excluir
  13. Acabei de assistir mais tambem nao achei com quem desabafa, nao acredito que eles mudaram tanto no começo eu ate entendi um pouco alguns cortes mais o que eles fizeram acabaram de vez com o livro nem sei se ele pode ser considerado baseado no livro por que nao tem sentido logico. Toda aquela fuga mesmo que algo que so faz a historia se prolongar é essencial como o Peter salvar a Tris quando ela seria executada aquela caixa tem nada haver eu queria que eles voltassem a Tris conspirasse com o Quatro mesmo que seja por um bom motivo tudo a Cris perdoando a Tris a estrategia da mãe do Quatro no final do livro junto com a mensagem que mudou tudo, meu deus foi tanta coisa retirada aqueles equipamentos da Cara toda a estrategia de entrar na Erudição ela subindo a escada que eu confesso nao ter entendi muito tava na esperança( part. 2 kk) que o filme me mostrasse como foi e Torri que matava na marra a Jennie e Tobias acreditando nela depois o fato de o Caleb ter falado que ela era designada para tres facções nao aquele aparelho doido que tem nada haver ja que eles faziam simulações para descobrir e naquele eles miravam e recebiam um resultado ja pronto e aquela caixa que queria q ela passasse pela simulação de cada facção sendo que ela só seria de tres nao de todas e a mulher da mensagem ser da familia da Tris Prior o que ta acontecendo com um filme cujo o livro nunca pensei que leria e quando finalmente leio me decepciono desse jeito. A parte que eles tem que passar pelo soro e Tobias fala sobre o medo do pai e depois bate nele e eles não se ofereceram tinham que fazer esse teste para saber a verdade ja que Tobias foi visto controlando a simulação. Quero muito ler o resto dos livros mais estou pensando se devo assistir os filmes. Agradeço por Harry Potter e Jogos Vorazes mesmo com varios cortes terem o mesmo destino dos livros. E tambem nao esqueço daquele negocio que eles atiraram neles pensei que fosse um disco(e eram sim) e que ele nao tinha nada haver com a simulação e sim um liquido azul se nao me engano. Eric que não é assassinado daquele jeito queria ver ele sendo faqueado pela Tris e todo aquela reunião para escolher novos lideres. Bem agradeço pela atenção de quem ler isto eu so queria escrever para que os fatos do filme não alterem o que acabei de ler do livro acho que pouco a pouco esquecerei mais amei o filme toda aquelas simulações fariam mais sentindo como o livro relata a Jennie tentando uma forma de controlar os Divergentes e claro ela ja sabia de toda a informação ela queria os Divergentes exatamente para nao ocorre o descontrole de todo aquele mundo no caso cercado pelos muros. Estou chateado pensarei a respeito do proximo filme mais acho que ja tirei minhas conclusoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, simplesmente te espero aqui para discutirmos sobre convergente kkkkkk como vc já leu no post, eu já desabafei igual você. Simplesmente essa foi uma das piores adaptações que já vi na vida. Como eles puderam mudsr toda a história e pior ainda. Com o consentimento da autora!!! Fala sério! !! Vale a pena continuar lendo o livro no caso convergente, porque o começo é muito bom. E depois que eles saem fica melhor ainda, e a morte da tori kkk Desculpa spoiler, mas vc sabe que quase todo mundo vai morrer mesmo né. A pior bosta foi tirar quase todos os personagens da história. A irmã do will, o Uriah aff um monte de gente. Super valeu pela visita no blog e leia convergente e me fala o que está achando. Abraços Guto

      Excluir
  14. Gutooo definitivamente somos almas gêmeas literária kkkk vc descreveu todos os meus sentimentos na sua resenha ...Primeiramente quero dizer que não achei o filme ruim, SÓ QUE NÃO TEM NADA A VER COM O LIVROOO!!!! tirando uma meia dúzia de cenas e falar que da para reconhecer do livro o resto não tem nada a ver, eu fui assistir super empolgada pq tinha amado o livro, menos a parte das DRs da Tris e do Quatro, no começo tava blz mas dai aquilo começou a acontecer toda hora e encheu um pouco meu saco e tbm não aguentava mais a Tris ter um ataque cada vez que chegava perto de uma arma, enfim voltando ao filme , eu achei que os personagens do ZeKe, da Shauna, da Marlene, do Uriah (ele é meu personagem favorito, me diz que ele não morre em Convergente) e da Lynn mereciam mais destaque e tbm senti falta do Edward e da Cara e eu tava louca pra ver a Joana com aquela cicatriz enorme no rosto não sei pq eu adorei a descrição da personagem dela e no filme .... Aff tinha tanta cena legal no livro que eu queria ver no filme , ficou só na minha imaginação mesmo não sei mais o que falar só sei que se tivesse sido mais fiel ao livro ia ser muito mais legal.. ehehe

    ResponderExcluir

Pessoal, eu estou respondendo todo muito a noite quando volto do trabalho. Mas no Facebook eu respondo mais rápido!!